Bacia hidrográfica do Paraguai
A Bacia do Paraguai é uma bacia hidrográfica presente na geografia do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. Seu nome se refere ao rio Paraguai, um dos afluentes do rio Paraná. A união das bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai formam a Bacia da Platina.
Fonte: Educa Mais Brasil
Características:
No território brasileiro, a Bacia do Paraguai se encontra nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ela possui cerca de 1.100.000 Km2 de extensão e abrange o Cerrado e o Pantanal. A região na qual se encontra possui elevado índice pluviométrico, sendo o Pantanal a maior planície de inundação do mundo que regula a vazão do rio Paraguai.
Os principais rios que constituem a Bacia do Paraguai são: rio Paraguai, rio Paraná, rio Cuiabá, rio Jaurú, rio Taquari, rio São Lourenço
Importância econômica:
Muitos dos rios que compõem a Bacia são navegáveis, permitindo o transporte de mercadorias e do turismo. O sistema fluvial também permitem a existência e uso de hidrelétricas, gerando energia para a população próxima a Bacia.
Devido às altas práticas econômicas nas encostas da Bacia, como agropecuária e o crescimento da urbanização, causando o desmatamento, poluição das encostas e assoreamento dos rios.
Referências bibliográficas
- https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/bacia-do-paraguai
- https://www.todamateria.com.br/bacia-do-paraguai/
Comentários
Postar um comentário